Francesco Bagnaia e a Ducati Lenovo Team em segundo nos treinos de Portimão. Nicolò Bulega décimo sétimo em sua estreia na MotoGP

  • Alex Márquez lidera os tempos com a Ducati da Gresini Racing Team

A Ducati Lenovo Team viveu uma sexta-feira positiva no penúltimo dia da temporada 2025 da MotoGP, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Francesco Bagnaia terminou os treinos em segundo lugar, enquanto Nicolò Bulega ficou em décimo sétimo em seu primeiro dia na MotoGP.

Bagnaia começou a sessão da tarde bem, assumindo a quarta posição nos primeiros minutos. Após uma breve queda para a parte inferior do top 10, Pecco recuperou-se até o segundo lugar graças a um excelente ataque ao tempo, terminando apenas 30 milissegundos atrás do piloto mais rápido do dia. Bulega, vice-campeão do WorldSBK deste ano com a Ducati, mostrou sinais encorajadores a bordo da Desmosedici GP, terminando em décimo sétimo, um segundo atrás do topo.

A Ducati Lenovo Team volta à pista amanhã de manhã, às 10:10, horário local (GMT), para o Treino Livre 2, seguido pelo Q1 às 10:50 e Q2 às 11:15. O vigésimo primeiro Sprint da temporada será disputado em 12 voltas a partir das 15:00.

Francesco Bagnaia (#63 Ducati Lenovo Team) – 2º
“Esta manhã cometemos um erro na escolha do pneu dianteiro. Estava tendo algumas dificuldades porque a moto tendia a abrir em algumas curvas e eu não conseguia mantê-la fluida na entrada. As coisas melhoraram à tarde: começamos com a opção soft para obter algum feedback da moto e depois também usei o pneu duro dianteiro. No último ataque ao tempo conseguimos fazer uma boa volta sem forçar demais. No geral, diria que a situação é positiva no momento.”

Nicolò Bulega (#11 Ducati Lenovo Team) – 17º
“Hoje correu bem. Não dei tanta importância à classificação: o que realmente importava era completar o maior número de voltas possível e entender as muitas diferenças em relação à moto a que estou acostumado. Os pneus são diferentes, há dispositivos de ajuste de altura para gerenciar, e a Desmosedici GP é realmente uma máquina poderosa. O ponto positivo, ironicamente, é que minha pilotagem não foi a melhor — mas acho que isso é normal. Há muito para processar e absorver, mas vou descansar e começar amanhã com mais um dia de experiência.”