Bulega marca o primeiro ponto na MotoGP com a Ducati Lenovo Team: 15º na sua corrida de estreia em Portimão; Bagnaia cai enquanto estava em quarto

  • Alex Márquez no pódio em segundo com a Ducati da Gresini Racing Team

A Ducati Lenovo Team participou na vigésima primeira e penúltima corrida da temporada no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Nicolò Bulega terminou o Grande Prémio de Portugal em 15.º lugar, conquistando o seu primeiro ponto na categoria rainha na sua estreia. Francesco Bagnaia, por outro lado, caiu durante a fase intermédia da corrida.

Partindo do 18.º lugar da grelha, Bulega mostrou um ritmo digno de top 10 na segunda metade da corrida, continuando a melhorar a sua performance à bordo da Desmosedici GP, terminando em 15.º. Bagnaia perdeu uma posição no arranque, mas recuperou até ao quarto lugar no final da primeira volta. Nas etapas iniciais, Pecco manteve-se sozinho em quarto antes de perder a frente na curva dez à 11.ª volta e cair, comprometendo o resultado da sua corrida.

Com a vigésima primeira corrida da temporada a chegar ao fim, com Marc Márquez já coroado Campeão do Mundo, Francesco Bagnaia encontra-se na quarta posição do campeonato, a trinta e cinco pontos do terceiro lugar. A Tríplice Coroa fica completa com o título de Equipas assegurado pela Ducati Lenovo Team e o título de Construtores conquistado pela Ducati.

A Ducati Lenovo Team regressa à ação de 14 de novembro para disputar a corrida final da temporada no Circuito Ricardo Tormo, em Valência.

Nicolò Bulega (#11 Ducati Lenovo Team) – 15.º
“Hoje foi certamente um dia melhor. Ontem, no Sprint, cometi um erro de principiante e completei apenas algumas voltas. O objetivo para hoje era, portanto, terminar a corrida e ganhar o máximo de experiência possível, tentando compreender melhor a moto e as muitas diferenças em relação à Panigale. Nas últimas seis ou sete voltas, o meu ritmo não foi mau; consegui ser rápido e reduzir a distância para os pilotos à minha frente. Depois, infelizmente, cometi um erro que me custou três ou quatro segundos. Voltei a reduzir a diferença, mas já era tarde demais. O importante foi terminar a corrida e levar esta experiência para Valência, e no geral correu bem.”

Francesco Bagnaia (#63 Ducati Lenovo Team) – DNF
“Depois dos problemas de aderência de ontem, hoje estava simplesmente a tentar manter-me com os líderes. Dei tudo o que tinha, mas infelizmente eles foram mais rápidos do que eu. A diferença para os pilotos de trás estava a aumentar, mas depois caí: entrei na curva dez um pouco mais rápido do que o habitual e, ao tentar travar, a frente fechou. Estava a pressionar bastante e estas coisas podem acontecer. O ponto positivo é que demos um passo em frente em comparação com ontem, por isso vamos tentar fazer o nosso melhor no Grande Prémio final da temporada.”